Cursos e Workshops

Passeio Fotográfico - Ilha de Paquetá

  • Sábado

  • Carga Horária de 5 horas

  • Pré requisitos: Básico de Fotografia [+2 cursos]

  • Próximas Turmas:

  • Av. das Américas, nº 500. bloco 4, loja 106. - Downtown - Rj

A partir de: R$ 77,00




  • Que tal praticar fotografia na Ilha de Paquetá com 3 professores da Escola de Fotografia Visual Arts?Lá vamos encontrar casinhas de muro baixo, lendas, histórias, tranquilidade e muitos cantinhos e detalhes fotogênicos e, pensando em todos estes detalhes decidimos fazer um passeio fotográfico no qual podemos registrar com toda calma e tranquilidade a Ilha de Paquetá, tomar um café da manhã especial na Casinha Amarela. A sensação que dá ao chegar em Paquetá é que o tempo parou naquele pedaço de terra. Com seu casario centenário, suas ruas de terra e pouquíssimos veículos motorizados. Esse bairro foi transformado em área de preservação do ambiente cultural - APAC, no Rio de Janeiro. É impressionante que um lugar como esse, tão perto do Rio e com um forte apelo pela sua beleza, seja tão pouco visitado por moradores da cidade.   Na nossa andança pela Ilha de Paquetá lembraremos de contos de piratas aos romances literários; a Ilha de Paquetá se destaca por suas lindas paisagens que encantaram, no passado, seus ilustres visitantes. Da ocupação francesa, no século XVI, à opulência imperial do século XIX, Paquetá preserva seus mistérios.UM POUCO DE HISTÓRIA E CURIOSIDADES DE PAQUETÁ.O primeiro registro que se tem da ilha é de dezembro de 1555, quando foi descoberta pelo cosmógrafo André Thevet, durante uma missão para fundar a França Antártica. Interessante notar que esse registro é anterior à fundação da cidade do Rio de Janeiro (1 de março de 1565). Apenas em 18 de dezembro de 1556, o Rei da França, Henri II, reconheceu a descoberta de Thevet e por isso é considerada a data de aniversário oficial da ilha!Depois da fundação da cidade do Rio de Janeiro em 1565, Estácio de Sá doou a Ilha de Paquetá, sob a forma de duas sesmarias, a dois companheiros de viagem: Inácio de Bulhôes, que ficou com a parte Norte e se caracterizou pela formação da Fazenda São Roque, e Fernão Valdez, que ficou com a parte sul, que teve uma colonização mais rápida.A partir daí o bairro começou a se formar, tendo como grande influência as visitas frequentes de D. João VI (a partir de 1808) e através do romance A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, que depois ainda virou novela, transmitida pela Rede Globo.Depois de muitas águas rolarem, somente em 1961, o governador do Estado da Guanabara criou o Distrito Administrativo de Paquetá e, em 1975, com a fusão da Guanabara e do Rio de Janeiro, a Ilha de Paquetá passou a pertencer à cidade do Rio de Janeiro.
  • 07:00 - Saída do Rio de Janeiro (Embarque Praça XV) 
                Na Barca faremos o Briefing do Passeio Fotográfico.
    08:10 - Chegada em Paquetá.
                 Ida de Ecotaxi até o local para tomar o café da manhã.
                 Após o Café da Manhã, saída para fotografar.


    ROTEIRO - Coreto Renato Antunes, Igreja de São Roque, Praia da Moreninha, Ponte da Saudade, Parque Darke de Mattos


    12:30 - término do Passeio, para aqueles de desejarem almoçar e continuar a fotografar os horários da barca de retorno (14:30, 16:00, 17:30, 19:00 e o ultimo horário as 20:30)
  • OBS: Em caso de chuva o Passeio Fotográfico será adiado para 05 ou 12 de Janeiro – Sábado (a combinar).

     

    1) Os cursos da Visual Arts são cursos especiais e dependem da formação de uma turma que varia de acordo com cada curso. A Escola se reserva o direito de não oferecer o curso, uma vez não atingindo o mínimo de alunos. Nesse caso, a Visual Arts devolverá os valores recebidos e com isso cessa toda e qualquer responsabilidade da Escola.  

    2) Em caso de desistência por parte do aluno antes do início do curso não haverá devolução da taxa de matrícula (valor disponível na secretaria) e quando se tratar de cursos com número de aulas igual ou superior a 6 somente será aceita a desistência se a quantidade de aulas frequentadas pelo mesmo não ultrapassar a 2 aulas ou quando se tratar de cursos com número de aulas inferior a 6 somente será aceita a desistência, se a quantidade de aulas frequentadas não ultrapassar a 1 aula. Caso o aluno já tenha completado 50% ou mais do curso, a Escola se reserva o direito de não devolver o dinheiro. Qualquer prazo de utilização de crédito será de 6 meses, e havendo reajuste dos valores dos cursos, o aluno deverá pagar a diferença, caso tenha solicitado adiamento e/ou não tenha comparecido às aulas por quaisquer motivos.
    Em caso de Workshops de 1 dia, o aluno perderá o valor integral pago caso avise de sua desistência com menos de 24 horas da data de início da realização do seu curso e/ou quando a turma já estiver confirmada e consequentemente estiver sido/sendo avisado por e-mail/telefone.
    3) Caso o aluno precise repor alguma(s) aula(s) perdida, poderá assistir a mesma em outra turma sem custo adicional mediante solicitação por escrito, ou caso prefira repor durante o decorrer da turma (quando possível) poderá optar fazer a “aula extra para reposição”, sujeita a custo adicional, consulte valor e/ou disponibilidade com o nosso atendimento. Para Workshops de 1 ou 2 aulas a reposição somente ocorrerá se for desmarcada com antecedência de 48horas.
    4) A Visual Arts Escola de Fotografia fica isenta de qualquer responsabilidade sobre pertences e equipamentos pessoais de alunos “deixados” em suas dependências e/ou em locações externas.