Eventos & Novidades | Visual Arts Escola de Fotografia

Eventos & Novidades

Exposição Sob Custódia

Em 29 de maio de 2004, a recém-inaugurada Casa de Custódia de Benfica foi palco de uma das maiores rebeliões da história do Sistema Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro. 
Foram 62 horas de motim, que culminaram com a morte de 30 presos, um agente penitenciário, 15 feridos e um prejuízo de R$ 1,5 milhão aos cofres do estado.
 

Em dezembro do mesmo ano, um relatório da ONG Human Rights Watch traçou um panorama sombrio e caótico sobre as condições higiênicas, sanitárias e humanitárias nos cinco centros de detenção de adolescentes no Rio de Janeiro, entre eles o Instituto Padre Severino, onde em 2003 ocorreram 14 rebeliões seguidas. Pelo menos um terço dos mais de 1.700 jovens entre 12 e 21 anos detidos atualmente nestas instituições praticou algum tipo de infração relacionada direta ou indiretamente com o tráfico de drogas. Dentro das unidades eles são divididos conforme a facção que domina a sua região de origem - o sistema vale também para os que não tem nenhum envolvimento com o tráfico. As imagens aqui apresentadas foram feitas 1 mês antes da rebelião na Casa de Custódia de Benfica durante a chegada de presos provenientes de várias delegacias do Rio. As demais, durante visita ao Instituto Padre Severino.

André Coelho é fotojornalista desde 1997 quando começou a carreira no jornal O Dia. Em 2000 foi para o site IMúsica, especializado em música e afins onde permaneceu até o fim do mesmo ano. Tem no curriculum mais de 200 shows de música fotografados. Posteriormente fez trabalhos como free lancer para o JB, O Dia e diversas revistas, além de trabalhar no departamento de Mídia Impressa do Núcleo de Comunicação da Universidade Estácio de Sá, onde se formou em Jornalismo. Desde 2004 faz parte da equipe do jornal O Globo.